No ar com o a vaidosa Suely de Escrito nas Estrelas, Giovanna Ewbank se esforça para se adaptar ao ritmo intenso das gravações e à rotina de recém-casada sem abrir mão da alimentação equilibrada, da prática da corrida e dos cuidados com a beleza.
Embora a sua personagem, a ingênua e vaidosa Suely, de Escrito nas Estrelas, tenha uma rotina, digamos, bem agitada na clínica onde trabalha, a atriz Giovanna Ewbank, 23 anos, está numa fase muito tranquila. Ainda curtindo a lua de mel (ela acaba de completar quatro meses de união com o ator Bruno Gagliasso), a bela admite que sua vida só está movimentada por conta das gravações da novela global das seis. Tanto que sempre que podem, ela e o marido preferem programas mais calmos — como cinema, teatro ou mesmo curtir a casa e os quatro cachorros — a festas e baladas. “O Bruno e eu adoramos ver filmes sob o cobertor”, entrega, rindo. “Outra atividade que amamos é brincar com nossos cães.” Mas se engana quem pensa que a vida da atriz se resume à dedicação às gravações da novela — que tomam muito o seu tempo, é bem verdade — e à rotina de mulher casada. Mesmo com o pouco tempo que lhe resta, ela se esforça ao máximo para cuidar do corpo e dos cabelos — atributos indispensáveis para se mostrar bem no vídeo. Nesta reportagem, Giovanna conta em detalhes o que faz para manter a silhueta enxuta, apesar da mudança no estilo de vida, seus truques para secar rápido quando precisa diminuir medidas e, claro, a grande mudança na cor das madeixas para ficar loiríssima.
Alimentação x casamento
Como acontece com boa parte dos casais, Giovanna afirma que sua rotina alimentar mudou após subir ao altar. Porém, a loira acredita que mais contribuiu para incrementar o menu do marido do que o contrário... “Há um fator e tanto que dificulta a boa forma... É a Jane, cozinheira do Bruno, que ficou com a gente depois do casamento. Ela cozinha muito bem e a sua especialidade é a culinária mineira. A í, já viu, né? Impossível passar ilesa”, conta a moça, que garante resistir a essas delícias durante a semana. “Procuro manter a minha rotina alimentar de antes, à base de alimentos mais saudáveis como grãos integrais, queijos e carnes magras”, destaca. Giovanna acredita que houve uma troca de experiências. “O Bruno come melhor hoje, pois acrescentou mais legumes, verduras e grãos integrais ao cardápio. E eu deixei de ser tão neurótica como era quando solteira”, entrega, rindo. “Para você ter ideia, não tomava leite de vaca. Era vegetariana, regrada demais. Se saísse para jantar, escolhia sempre um restaurante natural”, afirma. “Descobri que precisa haver um meio-termo. Hoje, vou com o Bruno a uma pizzaria e até tomo um copo de refrigerante. Da mesma forma que como arroz, feijão, massa, tal e qual todo mundo. Acho que tenho uma vida muito mais saudável hoje do que antes”, acredita.
“Meu café da manhã tem sempre iogurte e cereal integral”
Marmita na bolsa
Durante a semana, Giovanna é bem disciplinada. “No meu café da manhã não faltam fibras, pois elas regulam o bom funcionamento do intestino”, justifica. “Religiosamente tomo um pote de iogurte com granola ou como duas fatias de pão com grãos integrais e queijo branco”, afirma. como a bela passa horas nos estúdios do Projac (RrJ), carrega na bolsa biscoitos integrais de aveia e fruta para driblar a fome e fugir dos salgadinhos engordativos da lanchonete. “O ruim é quando eu fico o dia inteiro gravando; aí não tem jeito. Além de escolher alimentos mais magros para o almoço no restaurante, tais como legumes, verduras, arroz integral e carne magra, levo a tiracolo a sopa de legumes preparada pela Jane”, revela. “Dependendo do número de cenas que tenho para gravar no dia seguinte, já imagino que terei muito trabalho e carrego a marmita na bolsa térmica”, conta. Assim, não volto para casa ansiosa, nem saio atacando tudo o que vir pela frente”, admite.
Secagem rápida
Caso perceba que deu uma engordadinha, a tática de Giovanna é partir para o corte quase que radical de carboidratos do cardápio. “Não tem jeito, né? Basta sentir que a calça está mais apertada que decido que é hora de a missão entrar em ação”, diz a estrela, que abre mão de pães, massas, arroz, deixando apenas a granola do café da manhã e as frutas como opção de lanche. “No almoço e no jantar, entram apenas sopa de legumes — sem batata, mandioquinha ou cenoura — com carne magra ou frango. Em três ou quatro dias, no máximo, já sinto a grande diferença nas roupas. É incrível como a falta de carboidrato ajuda a desinchar e a emagrecer”, afirma.Massagens potentes
Por falar em inchaços, Giovanna admite que no período que antecede à menstruação ela precisa lançar mão de massagens para passar ilesa por essa fase difícil do ciclo. “Fico extremamente inchada nesse período, então, duas semanas antes de menstruar, faço sessões de drenagem linfática e massagem modeladora. Confesso que faço isso apenas duas vezes por mês. Por mais que seja ótimo e eu sinta, literalmente, a diferença na pele, não tenho tempo para manter uma rotina regrada de massagens. Mas elas fazem parte dos meus planos”, admite.
Corrida em ação
Outra atividade que Giovanna quer colocar em ação novamente é a musculação. Porém, ainda lhe falta tempo. “Quando não estou gravando, meu marido e meus cachorros são prioridade”, avisa. “Então, quando tenho um tempinho, que em geral é de 50 a 60 minutos, vou correr ou nadar. Costumo percorrer uns 7 km ou 8 km”, afirma. “Começo num ritmo lento e vou aumentando a velocidade a partir do segundo quilômetro”, avisa. “Correr e nadar para mim são como uma terapia”, assume. “Se quero refletir, pego as minhas nadadeiras e vou para o mar. Acho que é um encontro comigo mesma e com a espiritualidade”, admite. “Agora, se quero adrenalina, ver gente, vou correr no calçadão”, conta a jovem, que mora no Rrio de Janeiro há dois anos.
Pele branquinha
Rata de praia assumida, Giovanna admite sentir falta de uma pele mais bronzeada de sol. “Não vejo a hora de a primavera chegar para pegar uma cor”, avisa. Ainda assim, ela não abre mão de usar diariamente seu protetor solar FPS 30 para o rosto, receitado por seu dermatologista. “Tive de apelar para produtos manipulados, pois foi a única forma de controlar a oleosidade do rosto que aumentou muito desde que mudei para o Rrio”, afirma a atriz. “Oos dias podem estar gelados, mas esse sol também tem o poder de manchar a pele, né? Logo, não dá para facilitar”, diz. Adepta da maquiagem natural, Giovanna admite que no dia a dia não abre mão de blush rosa e máscara para cílios preta. E só. “Se quero um make poderoso para uma ocasião especial, destaco os olhos, esfumando sombra escura, delineador preto e finalizo com várias pinceladas de máscara para cílios”, explica. Mas com esses olhos azuis da cor do mar, ela nem precisa de muito mais, né?
“Uma vez por semana eu lavo os cabelos com um xampu específico para evitar o efeito amarelo nos fios”
Cabelo poderoso
Não há como negar que a grande mudança na vida da atriz desde que estreou há dois anos na TV foi mesmo a dos cabelos. Do loiro-escuro natural com mechas californianas nas pontas, ela passou a loiríssima. E, acredite, demorou para curtir a mudança. “Até que essa nuance claríssima combinou com meu tom de pele, mas chama demais a atenção. Onde quer que eu chegue, todos olham”, comenta, rindo. Para chegar à cor tão desejada por tantas mulheres, o cabeleireiro Anderson couto, do Majestics Hair (RrJ), clareou as madeixas de Giovanna em duas etapas. O resultado alcançado foi o que a produção de Escrito nas Estrelas queria. “Não precisei mexer na raiz, porque 80% dos fios dela estão tonalizados com mechas largas de loiro-cinza”, informa o profissional. “Para não deixá-las numa única nuance, fiz mechas finíssimas em loiro-dourado na superfície para iluminar”, completa. O corte, por sua vez, é bem moderno, estilo rock’n’roll. “Ele está na altura dos ombros, com base reta e desfiado apenas nas pontas, para dar leveza e balanço”, explica Anderson couto. “A franja, cortada na diagonal, começa na altura da sobrancelha e termina na altura do nariz, deixando um ar jovial quando jogada de lado, que combina com a proposta da personagem”, ressalta. "Por conta da raiz claríssima, eu preciso retocá-las uma vez por mês", diz. "Em casa, uso a linha color protect Lifetex, da Wella, e uma vez por semana lavo com o xampu da linha Silver Rreflex, da Kkeune, para evitar o efeito amarelo dos fios."
Fotos Divulgação / Fonte: Uol Saúde
Vinny Criado
@ Comunicação 775 Votuporanga

